O Festival Gastronômico Receitas de Família de Entre Rios de Minas vislumbra um festival de apropriação da população quanto sua culinária e cultura, valoriza os ingredientes produzidos no próprio município para o fazer culinário e oportuniza as expressões culturais locais. O festival oportuniza um reflexo sócio-econômico-cultural importante para o município que fará esse ano 304 anos de história como São João del Rei. Cozinheiros e cozinheiras que são guardiões das Receitas antigas passadas de  geração em geração trarão iguarias como: “Carne de Lata com Mandioca”, “Feijão Tropeiro Mineiro”, “Umbigo de Banana com Linguiça de porco”, “Nhoque de batatas ao molho Bolonhesa”, “Farofa da Crioula”, “Galinha Caipira”, “Frango Caipira ao Molho Pardo”, além de quitandas , doces e artesanatos.

Em sua 1ª edição, o Festival se realizará nos dias 25 e 26 de novembro próximo (sábado e domingo) na Praça Senador Ribeiro, Centro de Entre Rios de Minas, de 11h às 23h no sábado, dia 25 de novembro, e de 11h às 18h no domingo, dia 26 de novembro. As “Receitas de Família” disputarão os títulos de “Melhor Receita de Família”, “Melhor História de Receita de Família” e “Melhor decoração de Barraca”.

Atrações de música fazem parte do evento, bandas de diversos estilos musicais, expressão dos artistas locais do município, trazem para o palco MPB, Forró, Moda de Viola, Pop e Rock. Os grupos culturais misturam-se em folclóricos, como a Folia de Reis e a Dança do Velame, como os de organização independente, a Banda de Música Nossa Sra das Brotas, o grupo de teatro, a bateria de carnaval. Em uma das apresentações, o público terá um encontro com as crianças cantoras do município, é o projeto pedagógico “Cordas Rurais” que ensina cantar e tocar violão as crianças das comunidades rurais.

No Centro Cultural Ministro João Ribeiro haverá oficina e Palestras sobre gastronomia. Dia 25 de novembro, sábado, às 17h, a palestra “Conhecimento e preparo básico de alimentos” do Chef Eraldo Pereira, e às 19h a palestra “Construção do comer pensante” da Chef Renata Machado. No domingo, dia 26 de novembro, domingo, às 10h, a “Oficina de Culinária para as Crianças” da Chef Juliana Bonomo. As inscrições gratuitas e podem ser realizadas com antecedência no próprio Centro Cultural.

Os visitantes também terão oportunidade de conhecer bastante sobre produtos diversos da cidade, como os doces e as quitandas. O artesanato estará presente com as flores de palha, bordados, tapetes, dentre outros.

            O 1ª Festival Gastronômico Receitas de Família é também uma oportunidade para quem procura conhecer uma cidade bucólica do interior de Minas Gerais no final de semana. Com muita história e patrimônio cultural singular, como a Igreja Nossa Sra das Brotas, o prédio do Hospital Cassiano Campolina, Capela dos Olhos D’àgua, Casa de Pedra do Gambá; Entre Rios de Minas ainda conta com fazendas antigas e diversas cachoeiras.

 

Serviço: 1º Festival Gastronômico Receitas de Família de Entre Rios de Minas:

 

Período: 25 e 26 de novembro de 2017 (sábado e domingo)

Horário: Sábado, 25 de novembro: das 11h às 23h

Domingo, 26 de novembro: das 11h às 18h

Local: Praça Senador Ribeiro, ao lado da Igreja Nossa Senhora das Brotas. Mais informações no Centro Cultural Ministro João Ribeiro, Rua Suaçuí, 103, Centro, tel (31) 3751-2310.

 

Palestras sobre Gastronomia e Oficina de Culinária para Crianças – Inscrições gratuitas:

Horários: Sábado, 25 de novembro

– 17h, Palestra “Conhecimento e preparo básico de alimentos” do Chef Eraldo Pereira;

– 19h, Palestra “Construção do comer pensante” da Chef Renata Machado.

Domingo, 26 de novembro

– 10h, Oficina de Culinária para as Crianças da Chef Juliana Bonomo.

Local: Centro Cultural Ministro João Ribeiro, Rua Suaçuí, 103, Centro. Tel.: (31) 3751-2310

Público Oficina: a partir de 5 anos.

Inscrições gratuitas no local com vagas limitadas.